segunda-feira, 28 de abril de 2014

NISSAN APRESENTA CONCEITO DE CARRO AUTO-LIMPANTE - REMAP Maringá - NEWS -

NISSAN APRESENTA CONCEITO DE CARRO AUTO-LIMPANTE

O segredo da tecnologia que tende a ser odiada pelos lava rápidos está na tinta, que repele poeira, sujeira e lama

por REDAÇÃO AUTOESPORTE
27/04/2014 07h19
Protótipo do carro auto-limpante, baseado no modelo Note (Foto: Divulgação)
Dê adeus ao balde, à esponja e à mangueira - ou aos lava- rápidos. A Nissan acaba de apresentar o protótipo de um carro auto-limpante, baseado no modelo Note. Na verdade, o segredo está na tinta aplicada à superferfície do veículo, que promete repelir a sujeira antes mesmo que ela tenha alguma chance de impregnar no carro.
A tecnologia, chamada de Ultra-Ever Dry, foi desenvolvida pela empresa UltraTech International Inc® com a aplicação da nanotecnologia, que há algum tempos tem sido usada em diversas áreas do setor automotivo. Porém, a Nissan quer ser pioneira ao inserir no mercado carros com esse tipo de revestimento. Através da nanoteconogia é possível transformar a composição e as prorpiedades da tinta e fazê-la desempenhar funções específicas, como evitar a corrosão ou se tornar uma barreira contra a sujeira.
Segundo a empresa, qualquer superfície ou material pintado com essa tinta torna-se hidrofóbico e oleofóbico, ou seja, repele líquidos à base de água e óleo. “Com a criação dessa camada protetora, o efeito é de total blindagem contra a sujeita”, explica a marca sobre a tinta que ainda está em processos de testes, para saber se seria necessária a sua reaplicação depois de determinado período de tempo.
Protótipo do carro auto-limpante, baseado no modelo Note (Foto: Divulgação)
Há alguns anos, a Nissan desenvolveu uma tinta ‘auto-regenerativa’, uma proteção à pintura que prometia se regenerar ao sofrer pequenos riscos e arranhões.  Chamada de “Scratch Guard Coat”, a película contém camadas de nanopartículas, que aumentam a resistência do material e prolongam a duração do brilho.
Testes estão sendo feitos no Centro Técnico Europeu da Nissan, na Grã-Bretanha. O gerente de marketing da marca, Geraldine Ingham, explicou que a marca está tentando criar soluções para facilitar a vida dos motoristas.  “Estamos empenhados em resolver os problemas cotidianos que nossos clientes enfrentam”, completa. O Note foi cotado para chegar ao Brasil, importado do México, mas atualmente é considerado incerto para o mercado local.
Para mostrar a eficiência da nova tecnologia, a empresa produziu um vídeo em que, dividido ao meio, um carro tem parte da sua pintura com a nova solução e a outra metade com a pintura tradicional. Os resultados são surpreendentes, confira.

 Remap Distribuidora de Peças Elétricas
REMAP Distribuidora de Peças Elétricas de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário