Primeiras impressões: Audi A3 Sedan 1.4
Sedã de entrada da marca está à venda a partir de R$ 94.800.
Apesar do bom acerto dinâmico, lista de equipamentos decepciona.
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Para cumprir a meta de emplacar 10 mil veículos até o fim do ano no Brasil, a Audi "convocou" um reforço: o A3 Sedan, lançado em fevereiro passado apenas com motor 1.8 (180 cavalos), acaba de ganhar motorização 1.4 (122 cv).
A versão mais "barata" do sedã de entrada da marca completa a família A3, agora composta por nove versões e dois tipos de carroceria. O A3 Sedan 1.4 parte de R$ 94.800; há uma opção, com mais equipamentos, por R$ 99.900.
A missão é vender 2 mil unidades só dessa versão até dezembro. Nos primeiros quatro meses do ano, considerando todos os modelos, a Audi emplacou 3.716 carros, mas a empresa imagina que – assim outras automotivas – irá sofrer para conseguir atrair clientes para as concessionárias durante a Copa do Mundo. “Ficaremos muito satisfeitos se chegarmos aos cinco dígitos nas vendas. Contamos com o A3 Sedan 1.4 para alcançá-los”, afirma Thiago Lemes, gerente executivo de vendas da Audi no Brasil.
Ocupando uma faixa de preço abaixo dos R$ 100 mil, sendo o sedã premium mais barato à venda atualmente, o A3 Sedan 1.4 pode ser comparado tanto com modelos de faixas superiores, como o Ford Fusion 2.5 flex, de R$ 98.700, quanto com sedãs médios mais completos de marcas tradicionais, como o Toyota Corolla Altis, vendido por R$ 92.990, apesar de a Audi rechaçar que eles sejam concorrentes diretos.
Mesmo na versão 1.8, que parte de R$ 118.200, não há um grande rival no segmento. A ameaça natural na comparação, o Mercedes-Benz CLA, é oferecido no Brasil em versão única, a First Edition, que custa salgados R$ 150.500. Mas a previsão é que outras versões do Mercedes, mais em conta, cheguem depois.
Primeiras impressões
No lançamento do A3 Sedan 1.4, o G1 rodou por cerca de 150 km com o veículo, em um trajeto de ida e volta entre São Paulo e Itupeva (SP), nas posições do motorista, passageiro e banco traseiro. De cara, o interior apresenta a assinatura de outros Audi, como as saídas de ar redondas inspiradas na aviação. Todos os comandos estão ao alcance dos ocupantes, com o painel voltado para o motorista.
No lançamento do A3 Sedan 1.4, o G1 rodou por cerca de 150 km com o veículo, em um trajeto de ida e volta entre São Paulo e Itupeva (SP), nas posições do motorista, passageiro e banco traseiro. De cara, o interior apresenta a assinatura de outros Audi, como as saídas de ar redondas inspiradas na aviação. Todos os comandos estão ao alcance dos ocupantes, com o painel voltado para o motorista.
O que mais se destaca no sedã de fabricação húngara é o conjunto mecânico refinado. Esta é inclusive, segundo a própria Audi, a maior arma do modelo.
Apesar de uma baixa cilindrada, 1.395 cm³, o motor turbo conta com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas na admissão. Com isso, ele alcança os 122 cv, que só estão disponíveis a 5.000 rpm. O torque de 20,4 kgfm é oferecido a partir de 1.400 rpm, o que garante a agilidade necessária no trânsito cotidiano.
Em estradas, parece faltar certo fôlego ao motor. Mas o câmbio S-Tronic de sete marchas facilita o trabalho: a caixa, de dupla embreagem, realiza as trocas nas melhores faixas de rotação do motor, de modo rápido e sem nenhum tipo de trancos. Segundo dados de fábrica, uma prova de aceleração de 0 a 100 km/h pode ser cumprida em 9,4 segundos.
O consumo surpreende, positivamente. Durante o teste, o computador de bordo registrou média de 14,3 km/l na estrada -lembrando que o modelo é movido apenas a gasolina.
Oferta limitada de equipamentos
A Audi aproveitou a apresentação para reforçar, a todo momento, a fartura de aparatos tecnológicos de seu carro, que, de fato, é muito refinado, ficando alguns degraus acima de Corolla 2.0 e Fusion 2.5.
A Audi aproveitou a apresentação para reforçar, a todo momento, a fartura de aparatos tecnológicos de seu carro, que, de fato, é muito refinado, ficando alguns degraus acima de Corolla 2.0 e Fusion 2.5.
Porém, sendo o sedã premium mais barato à venda, o A3 1.4 dispensa alguns itens de conforto – principalmente na versão de R$ 94.800. Isso certamente será notado pelos potencias compradores de um carro de aproximadamente R$ 100 mil.
Os bancos são de tecido e contam só com regulagem manual. Nos “concorrentes”, além do revestimento de couro, há regulagem elétrica – no Fusion, é possível ajustar a poltrona do motorista em até 10 posições diferentes.
Outras “faltas” também serão notadas. No A3 de R$ 94.800 não há conexão Bluetooth, entradas USB ou auxiliar nem volante multifuncional. Os itens são oferecidos apenas na versão Attraction, de R$ 99.900. “Descobrimos em clínicas que o cliente deste modelo raramente utiliza a conexão Bluetooth. Por isso, oferecemos uma versão mais em conta para quem não privilegia tal tecnologia”, afirma o gerente de marketing do produto da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.
Comum às duas configurações é o ar-condicionado manual (contra ventilação automática de duas zonas no Corolla e Fusion), faróis bi-xenônio com LEDs e regulagem automática de altura, direção elétrica, sistema de som com central multimídia e tela de 5,8 polegadas, controles de tração e estabilidade, 7 airbags, assistência de partida em rampas e sistema start-stop.
Como comparação, a lista do Corolla ainda é recheada com ar digital de duas zonas, acendimento automático dos faróis e computador automático. Já o Fusion, além dos itens do sedã japonês, ainda conta com banco do passageiro com regulagem elétrica, retrovisores e banco do motorista com três posições de memória e comandos de voz para o sistema multimídia.
Conclusão
O A3 Sedan 1.4 é a porta de entrada para quem deseja um sedã do segmento premium. O modelo mantém a qualidade de construção típica da Audi: todas as peças são bem encaixadas e apresentam alto padrão.
O A3 Sedan 1.4 é a porta de entrada para quem deseja um sedã do segmento premium. O modelo mantém a qualidade de construção típica da Audi: todas as peças são bem encaixadas e apresentam alto padrão.
Apesar de pecar na falta de equipamentos, como bancos em couro e ar-condicionado digital, quando comparado com outros sedãs de preço semelhante, o A3 1.4 se destaca pela ótima dirigibilidade e economia de combustível.
Enquanto não chegam as versões de entrada do CLA, o A3 deve jogar sozinho em sua faixa no segmento premium e ajudar a Audi na missão dos 10 mil carros emplacados no ano.
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