Ford faz recall de quase 1,5 milhão de carros, incluindo Fusion
A Ford americana divulgou na tarde desta quinta-feira (29) três diferentes recalls que somam um total de 1,39 milhão de veículos convocados na América do Norte. Entre os envolvidos, estão as duas primeiras gerações do sedã Fusion, fabricadas entre 2006 e 2011.
Ainda não há informações sobre a possibilidade da falha envolver unidades importadas do Fusion pelo Brasil, mas a Ford americana avisou que podem haver novas convocações fora do território norte-americano. Atualmente, o país traz do México a terceira geração do sedã executivo, mas as duas anteriores também foram vendidas por aqui.
UOL Carros tentou, mas não conseguiu contato com a filial brasielira da montadora após o expediente comercial.
A falha do Fusion afeta um total de 82.576 sedãs e inclui também os derivados Mercury Milan, Lincoln Zephyr e Lincoln MKZ (variantes americanas das marcas de luxo da Ford). Todos usam tapetes fora de especificação que podem atrapalhar a operação do pedal do acelerador.
O Ford Fusion atual, de terceira geração, não está envolvido nesta falha, mas tem sua própria convocação ativa: em janeiro, a Ford convocou o modelo 2013 por falhas na caixa de direção, inclusive aqui no Brasil.
OUTROS MODELOS
Os dois chamados restantes da Ford envolvem falhas que vão de problemas na direção assistida à corrosão de parafusos de fixação, segundo a agência Automotive News.
Os dois chamados restantes da Ford envolvem falhas que vão de problemas na direção assistida à corrosão de parafusos de fixação, segundo a agência Automotive News.
Este último defeito afeta 200 mil unidades do sedã grande Taurus fabricadas entre 2010 e 2014 e pode levar à corrosão da área ao redor da bandeja de fixação da placa, que podem atingir a fiação da lâmpada de serviço e causar curto-circuito. A Ford afirma ter recebido 18 comunicações do defeito por consumidores e acredita que o uso de sal para limpar a neve de ruas e estradas nos Estados Unidos e Canadá pode estar afetando seus veículos.
Há também o recall de 195.527 unidades do SUV grande Explorer, dos modelos 2011 a 2013, bem como 915.216 unidades do médio Escape e Mercury Mariner, modelos 2008 a 2011, devido a problemas na direção elétrica. Neste caso, a Ford afirma ter relatos de 15 acidentes com unidades do Explorer, com duas pessoas levemente feridas; e de cinco acidentes com Escape e Mariner, com seis feridos. Os acidentes ocorreram a baixas velocidades, quando a direção dos SUVs perderam assitência.
Somadas, as três ocorrências envolvem 1,186 milhão de carros nos Estados Unidos. O restante diz respeito a carros de Canadá e México.
Com esta convocação, a Ford chega ao total de 23 milhões de carros envolvidos em recalls este ano nos Estados Unidos, volume maior do que o registrado em todo o ano de 2013. O recorde da marca é de 31 milhões de carros convocados em 2004.
Também nesta quinta-feira, a General Motors, grande rival da Ford, se viu envolvida em denúncia do jornal "The New York Times" de que o engenheiro-chefe Ray DeGiorgio, responsável direto pelo projeto dos miolos de ignição de Chevrolet Cobalt e Saturn Ion, teria omitido informações sobre a falha das peças em depoimentos a autoridades. DeGiorgio também teria passado por situação embaraçosa no Congresso americano, ano passado, ao dizer que se esqueceu de ordenar a mudança no mecanismo da ignição após conhecer seu defeito.
A falha de ignição levou ao recall de quase 3 milhões de carros da marca fabricados entre 2004 e 2006, foi responsável por 13 mortes e levou a montadora a ser multada em US$ 35 milhões. Em 2014, a GM já convocou quase 14 milhões de carros em diferentes recalls.
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