Triumph Trophy SE é "motona" confortável e tecnológica de R$ 79.900
As aparências enganam, já diria o ditiado. É o que acontece quando se olha para a Triumph Trophy SE, grã-turismo da montadora inglesa que chega ao Brasil com preço sugerido em R$ 79.900.
Em um pimeiro contato, o porte dessa tourer pode assustar: são 2,23 metros de comprimento, 97 centímetros de largura, 1,54 m de entre-eixos e 301 quilos (em ordem de marcha). No entanto, ao andar com ela, descobre-se que é uma moto ágil, potente e segura, características acima das expectativas para um modelo tão robusto.
As surpresas começam com o preço, bem competitivo em relação a concorrentes como Harley-Davidson Ultra Limited (R$ 81.900), BMW R 1200 RT (R$ 89.900), Honda GL 1800 Gold Wing (R$ 92.531). Além disso, possui visual harmonioso e é uma moto gostosa de pilotar, transmitindo conforto e estabilidade em todos os tipos de trajeto.
Por ser uma tourer de luxo, também conta com muita tecnologia embarcada: acelerador eletrônico (ride-by-wire), regulagem eletrônica das suspensões, freios combinados com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e até sistema de áudio -- muito eficaz, diga-se --, com entrada USB (compatível com iPod e MP3 player) e conexão Bluetooth, fazem parte do pacote.
Em um pimeiro contato, o porte dessa tourer pode assustar: são 2,23 metros de comprimento, 97 centímetros de largura, 1,54 m de entre-eixos e 301 quilos (em ordem de marcha). No entanto, ao andar com ela, descobre-se que é uma moto ágil, potente e segura, características acima das expectativas para um modelo tão robusto.
As surpresas começam com o preço, bem competitivo em relação a concorrentes como Harley-Davidson Ultra Limited (R$ 81.900), BMW R 1200 RT (R$ 89.900), Honda GL 1800 Gold Wing (R$ 92.531). Além disso, possui visual harmonioso e é uma moto gostosa de pilotar, transmitindo conforto e estabilidade em todos os tipos de trajeto.
Por ser uma tourer de luxo, também conta com muita tecnologia embarcada: acelerador eletrônico (ride-by-wire), regulagem eletrônica das suspensões, freios combinados com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e até sistema de áudio -- muito eficaz, diga-se --, com entrada USB (compatível com iPod e MP3 player) e conexão Bluetooth, fazem parte do pacote.
Melhor do que a seleção de músicas que o condutor pode escolher para sua viagem, só a melodia proporcionada pelo motor três-cilindros em linha de 1.215 cm³, o mesmo que equipa a Tiger Explorer. O som que sai do escape único não chega a ser dos mais altos, mas responde com autoridade quando o acelerador é acionado de forma mais incisiva.
Apesar de imponente, o propulsor trabalha de forma dócil em baixos regimes de rotação, rodando sem vibrar a 120 km/h, perto das 4.000 rotações por minuto. Capaz de entregar 134 cavalos de potência (a 8.900 rpm) e 12,2 kgfm de torque (aos 6.450 giros), a usina mostra fôlego nas retomadas, e as trocas no câmbio seis marchas são suaves e precisas. Como uma boa estradeira, a Trophy SE tem transmissão final por eixo-cardã.
Em teste de 700 quilômetros entre cidades de São Paulo e Minas Gerais, o consumo de combustível ficou na média de 18,65 km/l, sendo 19,2 km/l na estrada e 18,1 km/l na cidade. Os níveis de consumo são apresentados instantaneamente em painel de LCD. Como o tanque tem capacidade para 25 litros, a Trophy apresentou autonomia média de 450 quilômetros, marca boa para uma moto desse tamanho.
CICLÍSTICA
A regulagem da suspensão eletrônica possui três ajustes padronizados: Sport, Normal e Comfort. O motociclista pode ainda combinar esse acerto com a configuração de carga (piloto, piloto mais bagagem ou piloto mais passageiro), chegando a um nível de amortecimento bastante adequado e confortável para cada tipo de percurso. Tudo acessível de forma fácil e intuitiva, usando um seletor no punho esquerdo do guidão. Se o condutor for mais experiente e meticuloso, pode até personalizar suas configurações.
O conjunto ciclístico é formado por garfo invertido WP com 43 milímetros de diâmetro e 127 mm de curso na dianteira. Na parte de trás, monoamortecedor WP com reservatório integral de óleo e curso de 120 mm.
Já o sistema de freios combinados, que distribui a força da frenagem de forma inteligente entre as duas rodas, reduzindo o tempo e o espaço das frenagens, é o que se pode caracterizar como "ignorante". O conjunto, formado por discos duplos flutuantes de 320 mm na dianteira, com pinças de quatro pistões, e disco simples de 282 mm na traseira, com pinça de dois pistões, é bastante útil em situações de emergência e conta com auxílio do ABS (antitravamento) para ficar ainda mais eficiente.
Já o sistema de freios combinados, que distribui a força da frenagem de forma inteligente entre as duas rodas, reduzindo o tempo e o espaço das frenagens, é o que se pode caracterizar como "ignorante". O conjunto, formado por discos duplos flutuantes de 320 mm na dianteira, com pinças de quatro pistões, e disco simples de 282 mm na traseira, com pinça de dois pistões, é bastante útil em situações de emergência e conta com auxílio do ABS (antitravamento) para ficar ainda mais eficiente.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMODIDADE
Entre os itens de conforto, destaque para o para-brisa com regulagem elétrica, que pode ser elevado a até 16,4 cm. Além de proteger o motociclista contra intempéries como vento e chuva, ele também ajuda a melhorar a aerodinâmica e reduzir os ruídos para quem quer andar ouvindo música.
Outros itens de série são: ajuste de posicionamento do farol, cavalete central e exclusivo Sistema Dinâmico de Bagagem -- cada bagageiro pode se deslocar em até 5 graus, de acordo com o peso, dissociando assim a massa do quadro e garantindo a manutenção do equilíbrio e estabilidade, mesmo quando a moto está totalmente carregada.
Cada bolsa lateral de série pode transportar 31 litros e é munida do recurso "Plug and Play", que permite encaixar ou remover os bagageiros sem a necessidade de usar cabos. Se o comprador quiser, pode aumentar em 55 litros a capacidade com a inclusão do bagageiro "Top Box" na traseira, um opcional.
Entre os itens de conforto, destaque para o para-brisa com regulagem elétrica, que pode ser elevado a até 16,4 cm. Além de proteger o motociclista contra intempéries como vento e chuva, ele também ajuda a melhorar a aerodinâmica e reduzir os ruídos para quem quer andar ouvindo música.
Outros itens de série são: ajuste de posicionamento do farol, cavalete central e exclusivo Sistema Dinâmico de Bagagem -- cada bagageiro pode se deslocar em até 5 graus, de acordo com o peso, dissociando assim a massa do quadro e garantindo a manutenção do equilíbrio e estabilidade, mesmo quando a moto está totalmente carregada.
Cada bolsa lateral de série pode transportar 31 litros e é munida do recurso "Plug and Play", que permite encaixar ou remover os bagageiros sem a necessidade de usar cabos. Se o comprador quiser, pode aumentar em 55 litros a capacidade com a inclusão do bagageiro "Top Box" na traseira, um opcional.
Para completar, a Trophy SE conta com tomadas de 12V no painel, garupa e malas, o que permite recarregar qualquer equipamento eletrônico depositado dentro das bolsas durante uma viagem.
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